quinta-feira, 22 de agosto de 2013

1ª Conferência Intermunicipal de Cultura em Mogeiro

No dia 08 de Agosto foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento aconteceu na cidade de Mogeiro, tendo início às 900 horas da manhã. Na solenidade de abertura esteve presente o prefeito Antonio Ferreira, o vice-prefeito José Cosme da Silva Neto, os vereadores Inês, Luciano e Ailton, as secretárias de educação, Maria de Fátima Silveira (Mogeiro), Maria Betânia (Itatuba) e Patrícia Veloso (representando o secretário Adjailson do Município de Salgado de São Félix). 
Após a solenidade de abertura deu-se início as discussões com a apresentação do Eixo I – Implementação
do Sistema Municipal de Cultura – Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social dos Municípios. As discussões deste eixo foram conduzidas por Clévia Paz.
Dando Continuidade, o professor Guto fez a explanação do Eixo II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural – Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.  
O Eixo III foi apresentado pela professora Mônica de Fátima, contemplando a seguinte temática: Cidadania e Direitos Culturais – Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

Finalizando o primeiro momento da Conferência, o senhor Ferreirinha, discutiu o Eixo IV – Cultura e Desenvolvimento – Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

A Parceria firmada entre os três municípios participantes: Mogeiro, Salgado de São Félix e Itatuba resultou na elaboração de excelentes propostas, as quais serão apreciadas na etapa estadual e, posteriormente, poderão ser discutidas e avaliadas na Conferência Nacional de Cultura. A conferência foi um momento democrático em que os artistas, o poder público e a sociedade civil tiveram oportunidade de discutir as propostas tendo em vista um único objetivo, o resgate e o fortalecimento da cultura local.