quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mogeiro discute vantagens da energia solar fotovoltaica

Ontem (24) pela manhã um grupo formado por especialistas, agricultores, produtores rurais e autoridades estiveram reunidos em Mogeiro para discutir e apresentar as vantagens do uso da energia solar. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, Banco do Nordeste e pela Prefeitura Municipal de Mogeiro.
Na abertura o prefeito Alberto Ferreira, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância de propostas dessa natureza para o desenvolvimento sustentável não só do município, mas da região. O encontro foi organizado para conscientizar a população acerca dos benefícios do uso da energia solar, a partir de experiências já em execução em municípios como: Ingá e Gurinhém.
De acordo com Antônio Jocemar da Silva, assessor regional do escritório da EMATER em Itabaiana a proposta do uso da energia solar é reduzir as contas de luz dos produtores e agricultores a zero. Também foi enfatizada durante o encontro a importância do uso de uma energia que não agride o meio ambiente.
Estiveram presentes técnicos da EMATER do escritório de Itabaiana, da SEDAP/GU, agentes do Banco do Nordeste que financia o projeto, além de representantes da Prefeitura Municipal de Mogeiro. O evento ainda contou com a participação de Sandoval Vieira de Melo Junior, Gerente de Negócios do Banco do Nordeste, agência de Alagoa Grande e do Assessor de Crédito da EMATER, Geogles Dantas da Rocha.
Ao final do encontro foi assinado o convênio entre o banco e o agricultor Manoel Rodrigues do Assentamento Nova Vida. O projeto assinado durante o encontro vai custar pouco mais de 17 mil reais e será totalmente financiado pelo Banco do Nordeste.
A energia solar fotovoltaica é captada a partir da luz e não apenas pelos raios solares. O encontro aconteceu no Salão Paroquial e se prolongou durante toda a manhã.
Da ASCOM