sábado, 18 de março de 2017

Secretária de Educação participa de encontro sobre o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba


A Secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fátima Silveira esteve durante o dia de ontem (17), participando do encontro do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, cujo objetivo é fortalecer a educação básica, através de investimentos nas séries iniciais, melhorando assim, os índices conforme diretrizes do Pacto Social da Paraíba.

            O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação do Estado e contou com a presença de 217 municípios que fizeram adesão ao pacto. Durante o evento os secretários municipais tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes do programa. Entre as ações previstas estão: a realização de um diagnóstico da realidade educacional local, além da formação para diretores e professores alfabetizadores que atuam junto às turmas de 1º ao 3º ano.
            Os municípios serão atendidos considerando os critérios estabelecidos no documento de criação do pacto. Sendo priorizados os municípios com menor população e com menor indicador educacional (IDEB/2015).
            “Associado às ações que estamos desenvolvendo junto aos alunos do ciclo de alfabetização, teremos a possibilidade não só de melhorar os índices educacionais e sociais, mas de possibilitar para nossas crianças uma aprendizagem significativa, respeitando o direito de aprender”, falou Fátima Silveira, Secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo durante a participação no evento.
            A adesão ao pacto prevê a disponibilidade aos municípios de materiais como: kits, a implantação de laboratórios de informática, mobiliário adequados à faixa etária, materiais pedagógicos, além do acompanhamento realizado por profissionais das universidades.
            O encontro foi realizado no Centro de Formação de Professores em João Pessoa. As ações previstas serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, sendo monitoradas constantemente como determina as diretrizes do SOMA.
Da ASCOM