quarta-feira, 22 de março de 2017

Água é prioridade na gestão municipal em Mogeiro

 Considerando que Mogeiro é uma cidade que enfrenta problemas relacionados à escassez de água, a atual gestão municipal vem promovendo algumas ações para minimizar os efeitos da falta desse importante recurso natural.  Além das ações o prefeito Alberto Ferreira tem participado de eventos que busca discutir o problema da água e as possíveis soluções. Hoje dia 22 de Março comemora-se o
dia mundial da água, data que a podemos lembrar de algumas ações que a atual gestão tem realizado para melhorar a vida da população com relação ao problema da escassez da água.

            Uma das ações voltadas para resolver o problema da falta de água está em fase de finalização na comunidade de Camurim, trata-se de um processo que vai desde a captação, armazenamento e distribuição de água. Obra essa que beneficiará também quando finalizada a comunidade de Pedra Branca. A execução da obra se dá através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Mogeiro e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
            Outra ação realizada recentemente foi à perfuração de dois poços artesianos em comunidades rurais, em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra as Seca – DNOCS, onde apenas um conseguiu alcançar a água. O poço perfurado vai beneficiar aproximadamente 100 famílias da comunidade de Nogueira, tendo uma vasão preliminar de 500 litros de água por hora.
            A prefeitura também tem realizado ações pontuais como a distribuição de água através de carro pipa para a comunidade do Loteamento Maria Peixoto, uma das mais castigadas com o efeito das secas no município.
            Além disso, o prefeito Alberto Ferreira tem participado de eventos que discute a questão das águas, como o Seminário de Gestão das Águas realizado em Campina Grande e até mesmo a inauguração das obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro, cujas águas chegarão a Mogeiro via Barragem de Acauã.  Essas ações demonstram o compromisso da atual gestão no que se refere à água.
Da ASCOM