terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Médica cubana do “Mais Médicos” reforça equipe da “Atenção Básica” em Mogeiro

            

             Mogeiro como muitas cidades do país teve incorporado em suas equipes de saúde médicos estrangeiros, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Essa inserção surgiu na tentativa de diminuir a carência de profissionais principalmente em cidades do interior.  Seguindo essa tendência Mogeiro já conta em sua equipe de Atenção Básica com uma profissional cubana.
            Trata-se da médica Darleis de La Cruz Ramirez que tem buscado formas de melhorar os índices de saúde do município através de um atendimento humanizado. Atuando na Unidade Básica de Saúde do Loteamento Maria Peixoto um dos maiores bairros de Mogeiro, Darleis tem buscado em sua prática médica amenizar o sofrimento dos que procuram aquele serviço público de saúde.
            Pelas regras do Programa Mais Médicos - PMM, do Governo Federal que busca apoiar estados e municípios, para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde –SUS, a médica deverá permanecer atuando no Brasil por um período de três anos. A médica que é de Cuba já atuou durante três anos na saúde publica da Venezuela, um país devastado pela crise.
            Darleis é o segundo profissional cubano que atua em Mogeiro através do Programa Mais Médicos, o primeiro foi o médico Jorge Isel Conlledo Castro que desempenhou suas atividades também na Unidade de Saúde Básica do Loteamento Maria Peixoto. 


Da ASCOM