sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1º Circuito Cultural Literário em Mogeiro - PB


O 1º Circuito Cultural Literário que aconteceu nas duas últimas semanas de outubro foi uma realização da Prefeitura Municipal de Mogeiro, através da Secretaria da Educação, com apoio total do Instituto Alpargatas. O evento teve como objetivos principais resgatar e valorizar a cultura local, bem como estimular a formação de leitores. Nestas duas semanas a cidade foi contagiada por apresentações culturais e literárias: dança, espetáculos teatrais, rodas de leitura, resgate de brincadeiras antigas, música, poesia, balada cultural, gincana literária, espetáculo circense, etc.

Através desta iniciativa foi possível perceber o potencial humano existente em nosso município, uma vez que grande parte das apresentações foi realizada pelos alunos das escolas municipais, estaduais e privadas. A participação dos estudantes destas escolas revelou o talento de crianças e adolescentes com potencial para música, dança, teatro e contadores de história. O evento foi de fato, um verdadeiro sucesso, agitou a cidade e deixou no ar, um gostinho de quero mais.

Houve um empenho muito grande por parte de todos os alunos, diretores e professores, pois todas as
escolas organizaram lindas apresentações. No encerramento do 1º Circuito Cultural Literário, quinta-feira, dia 31, o III Cortejo Literário levou para as ruas uma multidão de alunos e pais. E a noite, o pátio do Mercado Público ficou lotado para prestigiar o espetáculo da Trupe Arlequim, dos Bonecos de Babau, com Mestre Clébio e os Doutores da Educação. Quem estava no evento podia perceber o entusiasmo, a satisfação dos mogeirenses com o momento cultural.

Neste último dia de espetáculo fomos agraciados com a presença do Vice- Prefeito José Neto, dos 
vereadores Gaisel, Inês, Luciano e José Avelino. Estas autoridades avaliaram o 1º Circuito Cultural Literário como um evento de grande importância para o desenvolvimento cultural do município. Na ocasião, enfatizaram também a necessidade de apoiar ainda mais a iniciativa dos Doutores da Educação, uma vez que eles conseguiram encantar o público infantil e adulto. Em depoimento, uma senhora que assistia as apresentações fez a seguinte colocação: “Não sabia que Mogeiro tinha tanta gente talentosa, fiquei encantada com o espetáculo”.

Depoimentos como esse reforça ainda mais a necessidade da Secretaria da Educação e Cultura continuar investindo e dando oportunidades para as crianças e jovens desenvolverem seus talentos. Por isso, a equipe organizadora já está pensando na realização do II Circuito Cultural Literário.