segunda-feira, 1 de abril de 2013

Obras para coleta de esgotos avançam em Mogeiro



O Bairro José Henrique de Andrade localiza-se próximo ao centro, na cidade de Mogeiro. Nesta semana, o prefeito Antônio Ferreira, autorizou mais uma obra para coleta de esgotos, visando o aperfeiçoamento do saneamento básico. Caixas subterrâneas são escavadas por trabalhadores que repetem o procedimento feito há duas semanas no Bairro Córdula Veloso e Praça Maria Rosa.
Participa do processo uma máquina retroescavadeira que aos poucos vai dando nas ruas um formato de canal. Canos são encaixados nas residências em direção as caixas que levarão os esgotos para tratamento. Segundo os profissionais que trabalham na obra esse procedimento será concluído em outros bairros da cidade beneficiando ainda mais os moradores.

Entenda um pouco mais sobre a obra:

Por definição, Saneamento Básico é um serviço público que compreende os sistemas de abastecimento d'água, de esgotos sanitários, de drenagem de águas pluviais e de coleta de lixo.
Sarjetão típico em paralelepípedos
Galerias - são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento; tecnicamente denominada de galerias tendo em vista serem construídas com diâmetro mínimo de 400mm. 

Condutos de ligação - também denominados de tubulações de ligação, são destinados ao transporte da água coletada nas bocas coletoras até às galerias pluviais. 

Poços de visita - são câmaras visitáveis situadas em pontos previamente determinados, destinadas a permitir a inspeção e limpeza dos condutos subterrâneos. 

Trecho de galeria - é a parte da galeria situada entre dois poços de visita consecutivos. 

Caixas de ligação - também denominadas de caixas mortas, são caixas de alvenaria subterrâneas não visitáveis, com finalidade de reunir condutos de ligação ou estes à galeria.

Bacias de drenagem - é a área contribuinte para a seção em estudo. 

Tempo de concentração - é o menor tempo necessário para que toda a bacia de drenagem possa contribuir para a secção em estudo, durante uma precipitação torrencial. 

Tempo de recorrência - intervalo de tempo onde determinada chuva de projeto é igualada ou suplantada estatisticamente; também conhecido como período de recorrência ou de retorno.

Confira nas fotos abaixo:




                                    

Texto e fotos: Laura Andrade e http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Dren01.html