segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mogeiro realizou dia "D" em Camanha de vacinação contra a gripe

Desde o último dia 15 estão sendo aplicadas em todo o Brasil vacinas que protegem o ser humano contra o vírus da Influenza. No sábado (20), aconteceu em Mogeiro o dia "D". A dose estava sendo aplicada em todos os PSF's da Cidade.Foram beneficiados com a imunização as mulheres que estavam no período pós-parto, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. Mas, é importante ressaltar que a campanha continua até essa sexta-feira (26), você que se enquadra nos perfis acima e ainda não tomou a sua dose dirija-se ao Posto de Saúde mais próximo e fique imune da GRIPE.


Entenda um pouco mais: 


Vírus, doença- Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. 
Vacina- A vacina é a melhor maneira de evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado.O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após a sua administração. Por isso, a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação provoque gripe. As reações adversas que podem ocorrer costumam ser leves, como: dor no local da injeção, febre e mal-estar, que duram um ou dois dias. Há evidências de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistência à doença, por isso, todas as pessoas que tiveram acesso à vacina devem recebê-la anualmente. Para o resfriado, ainda não há vacina disponível.

Confira fotos do dia "D":





Texto: Laura Andrade
Informações e Fontehttp://www.minhavida.com.br
Fotos: Secretaria de Saúde de Mogeiro