quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aula de Campo do 5° ano 'A' da Escola Maria das Dores chagas : VIAGEM ÀS ITACOATIARAS DE INGÁ - PB!

                                                         PROGRAMA SGI


                                  PROJETO PEDRAS RUPESTRES DA PARAÍBA


                                      DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PARAÍBA
                DESENVOLVIMENTO: AULA DE CAMPO NA PEDRA DO INGÁ
                           EDUCADORA RESPONSÁVEL: WILLIANE ALVES
                                        TURMA: 5° ANO 'A' MANHÃ


VISITA ÀS ITACOATIARAS (PEDRAS RUPESTRES) EM INGÁ/PARAÍBA
DIA 5 DE ABRIL DE 2013, NO TURNO DA MANHÃ
APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE MOGEIRO


ABAIXO, TODAS AS FOTOS TIRADAS DURANTE O PASSEIO-TURÍSTICO OU AULA DE CAMPO DO DIA 5, À PEDRA DO INGÁ. OS ALUNOS DO 5° ANO 'A' FORAM CONHECER O SEGUNDO MAIOR MONUMENTO ARQUEOLÓGICO DO BRASIL ( O PRIMEIRO, SEGUNDO O GUIA LOCAL, É O PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, NO PIAUÍ): A FAMOSÍSSIMA PEDRA DO INGÁ.
ELES AMARAM O PASSEIO, APRENDERAM BASTANTE COM ESTA RICA OPORTUNIDADE, PRINCIPALMENTE PORQUE LÁ CHEGANDO, HAVIAM OUTRAS ESCOLAS TAMBÉM PRESENTES, E ELES PUDERAM TROCAR EXPERIÊNCIAS, ASSISTIREM JUNTOS ÀS EXPLICAÇÕES DOS GUIAS LOCAIS.

NO FINAL AINDA PUDERAM APRECIAR UMA PEQUENA LOJA DE ARTIGOS ARTESANAIS DO LOCAL, E FIZERAM AQUELE LANCHE DELICIOSO NO ÔNIBUS!

Entenda um pouco mais sobre a história:

"A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itaquatiara", constituído por um bloco rochoso que possui inscrições rupestres esculpidas em baixo-relevo, localizado no município brasileiro de Ingá, no estado da Paraíba.
A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 46 metros de comprimento por 3,8 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inscrições cujos significados são desconhecidos. Neste conjunto estão talhadas em baixo relevo, figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion.
O Sítio arqueológico fica a 109 Km de João Pessoa e 38 Km de Campina Grande. O acesso ao município dá-se pela BR 230, onde há uma entrada para a PB 90, na qual após percorrer 4,5 Kms, chega-se ao núcleo urbano da cidade. Atravessando a avenida principal da cidade, percorre-se mais 5 Kms, por estrada asfaltada, até se chegar ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá, onde há um prédio de apoio aos visitantes, com banheiros e instalações de um museu de História natural com vários fósseis e utensílios líticos, que foram encontrados na região onde hoje fica a cidade.
O Sítio Arqueológico está numa área outrora privada, que foi doada ao Governo Federal brasileiro e posteriormente tombada como Monumento Nacional pelo extinto Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN) a 30 de Novembro de 1944." [Fonte: Wikipédia]


Confira na fotos abaixo:




Fonte e Fotos: http://mariadasdoreschagas.blogspot.com.br