terça-feira, 5 de março de 2013

Em solenidade, a presidente do Brasil assinou ordem de serviço para a segunda etapa das obras do canal

Uma visita ilustre movimentou o pacato distrito de Melancia, pertencente a Itatuba, no Agreste da Paraíba. Pela primeira vez após assumir o cargo de Presidente do Brasil, Dilma Rousseff esteve no estado e assinou uma ordem de serviço referente à segunda fase das obras do Canal adutor das vertentes litorâneas. Ela chegou ao local da solenidade por volta das 16h30. Na ocasião estavam presentes, entre outros, o representante do Movimento Sem Terra, o representante do Semi-ardido Brasileiro e Pólo Sindical, e o prefeito de Campina Grande.
Após cumprimentar os trabalhadores a presidente conversou com o Engenheiro responsável pela obra que lhe apresentou a planta do projeto. O prefeito de Itatuba, Aron Renné, foi o primeiro a se pronunciar. Logo após, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, discursou sobre a importância da transposição e ressaltou, “a obra da transposição é mãe de muitas outras obras.” Ele também posicionou-se em relação a seca no Nordeste. “A seca não escolhe ninguém, ela chega e castiga”, concluiu. Em continuidade ao evento o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, afirmou, “uma obra de quase um bilhão de reais vai tornar a terra fértil, gerando um renascimento.”
Em seguida, o presidente do Conselho de administração do consórcio Acauã, Atos de Queiroz Galvão, o Ministro da Integração Nacional e o Governador assinaram ao lado de Dilma, a ordem para continuidade da segunda parte das obras do canal, que interliga as barragens de Acauã - Araçagi. O prefeito de Mogeiro, Antonio Ferreira, que disponibilizou veículos para transportar cidadãos da cidade, se fez presente no evento prevalecendo até o seu término. Vereadores e secretários também compareceram no local.
Por último, a presidente agradeceu aos presentes, cumprimentou a imprensa, parabenizou antecipadamente as mulheres e explicou, “essa obra é um símbolo do apreço que o governo Federal dá a água.” Em seguida ela acrescentou, “ ver as obras do canal avançar despertam dois sentimentos, alegria e esperança, essa é uma obra que vai acontecer de forma acelerada beneficiando muitas famílias.” E conclui seu discurso, “essa obra é um desafio do tamanho do Brasil”, declarou Dilma Rousseff.
Por volta das 18h00 a presidenta se deslocou em um helicóptero ao Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, onde após um dia de inaugurações voltou a Brasília para pensar e por em prática mais projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC-2. Segundo a Assessoria de Dilma, a última ordem de serviço do canal será assinada em Abril.

Texto: Laura Andrade

Fotos: Luis melo