segunda-feira, 9 de julho de 2012

AGRADECIMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR AO PREFEITO ANTONIO FERREIRA E AOS PARCEIROS INSTITUTOS ALPARGATAS E CAMARGO CORREA

Caros parceiros, pais, familiares e amigos, o dia (05/07/2012) foi um dia muito especial para todos nós, porque comemoramos duas grandes conquistas. Primeiro, uma conquista pessoal, por estarmos recebendo a certificação do curso de pós- graduação Latu Senso em Gestão Escolar, oferecido pelo programa Escola Ideal. E, segundo, por estarmos comemorando as mudanças educacionais, os avanços no desempenho da aprendizagem dos alunos do nosso município, provenient
es da implantação desse novo modelo de gestão, o SGI (Sistema de Gestão Integrado). 
 
No entanto, é importante ressaltar, que essas conquistas só foram possíveis através da iniciativa e do apoio de dois grandes parceiros, Institutos Camargo Correa e Alpargatas. Foram eles que deram o primeiro passo, nos convidando para visitar duas escolas de São José dos Campos, com intuito de apresentar na prática como funciona esse modelo de gestão. Por isso, agradecemos imensamente a esses  parceiros.


Os parceiros são importantes, mas sem o apoio dos gestores municipais, jamais
teríamos dado andamento ao projeto. Portanto, cabe agradecer também ao nosso prefeito Antonio Ferreira que, mesmo antes de conhecer o SGI, já tinha visão de futuro e almejava o crescimento, o desenvolvimento educacional do seu município. E foi pensando neste desenvolvimento que o gestor municipal, juntamente com a Secretária de Educação, professora Mônica de Fátima, abraçaram com muita garra a implantação do Sistema de Gestão Integrado. Por isso, agradecemos imensamente ao prefeito pela oportunidade que a nós foi concedida. Essa parceria firmada entre os institutos e a prefeitura, nos permitiu conhecer e vivenciar uma metodologia de trabalho que tem como criador, como responsável, a Fundação Pitágoras, a quem nós também deixamos sinceros agradecimentos.

O SGI é um modelo de gestão eficaz, não restam dúvidas, mas, foi graças à competência da consultora Claudia, que ele ganhou vida em nossas escolas. Claúdia, como sempre diz o poeta Antônio Manoel Abreu Sardenberg: a “vida é feita de pequenos detalhes” e foi através destes pequenos detalhes, vivenciados a cada dia de nossa convivência, com base na humildade, solidariedade, respeito e admiração recíproca, dedicação, e crenças nos verdadeiros valores e princípios, que construímos a nossa relação consultor/facilitador. Relação esta que nos deu força e coragem para darmos continuidade e fazer brotar as sementes que você plantou na Educação de Mogeiro. A você, Claúdia, nosso muito obrigado. Não poderíamos deixar de agradecer e parabenizar a Tânia Nogueira pelo brilhante trabalho que desenvolveu como articuladora do programa no município. Enfim, agradecemos a todos que colaboraram para essa conquista e reafirmamos nosso compromisso em darmos continuidade ao SGI, melhorando cada vez mais nossa prática pedagógica, com foco nas partes interessadas, visando à aprendizagem dos alunos.