quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Confirmado: primeiro paraibano a compor primeiro escalão da 'era PT', Aguinaldo Ribeiro assume Ministério das Cidades

O Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro (PP) é novo ministro das Cidades. Fontes ligadas ao parlamentar informaram que o paraibano já se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e deve ser empossado nesta sexta-feira ou na próxima segunda-feira.
A posse de Ribeiro no Ministério das Cidades foi confirmada em primeira mão ao Sistema Correio pela irmã do parlamentar, a deputada estadual Daniela Ribeiro.
Ele será o primeiro paraibano a ocupar o primeiro escalão da Presidência da República depois da instauração da "era PT".

Logo depois de Daniella Ribeiro, o presidente nacional do partido, Francisco Dornelles, fez o anúncio em entrevista coletiva concedida em Brasília.
Dornelles afirmou que a presidente Dilma Rousseff lhe telefonou comunicando que aceitou a demissão do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), e anunciou a indicação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro para comandar a pasta.
A informação foi confirmada minutos depois em nota oficial entregue pela ministra-chefe de Comunicação Social, Helena Chagas.
"O ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte, entregou hoje sua carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff. A presidenta da República agradece os serviços por ele prestados ao país à frente da pasta e lhe deseja boa sorte em seus novos projetos. Para substituí-lo a presidenta convidou o deputado Aguinaldo Ribeiro", diz a nota.
Dornelles disse que o parlamentar, que ocupa a liderança do PP na Câmara dos Deputados, foi uma grande escolha da presidente.
"Aguinaldo é extremamente respeitado e vai fazer um ótimo trabalho", afirmou.


Quem assume vaga de Aguinaldo

A ida do deputado federal paraibano, Aguinaldo Ribeiro (PP), para assumir o Ministério das Cidades haverá mudanças na bancada federal paraibana.
Após a confirmação da saída de Aguinaldo Ribeiro da Câmara Federal, o suplente Armando Abílio deverá assumir a vaga.
Em tese, quem assumiria era o primeiro suplente da coligação Leonardo Gadelha. Mas, Gadelha está no lugar da deputada Nilda Gondim (PMDB), devido o pedido de licença da parlamentar – três meses – para tratamento de saúde.

Quem é o novo ministro

Deputado federal de primeiro mandato e líder do PP, Aguinaldo Ribeiro é natural de Campina Grande, formado em engenharia civil e administração de empresas, com especialização pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em gestão empresarial.

O parlamentar já ocupou uma série de cargos públicos como o de secretário de Agricultura, Irrigação e Abastecimento.
Ribeiro também foi titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado.
Na Câmara dos Deputados, ele integrou as comissões de Finanças e Tributação e a de Minas e Energia. Ribeiro também foi suplente na Comissão Especial de Reforma Política.
Ele é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o sistema distrital misto. O deputado também foi suplente do Conselho de Ética da Câmara.
O sucessor de Mário Negromonte na pasta das Cidades foi ainda titular da Subcomissão Especial da Reforma Tributária, da Subcomissão Especial de Royalties e da Subcomissão Especial do Pré-Sal. Como suplente, ele integrou a Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro.


Vital parabeniza ascensão
O senador Vital do Rego Filho (PMDB) garantiu na que a Paraíba ganhará muito com a ascensão do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) ao posto de Ministro das Cidades.
Ele parabenizou o parlamentar pela nomeação da presidente Dilma Rousseff. "Eu tenho dito que uma das grandes coisas boas que boas que aconteceu em minha vida foi a reaproximação com a família Ribeiro", disse.
Incisivo em suas palavras, Vital disse sempre torceu muito para que o deputado progressista fosse nomeado ministro o que segundo o senador interferirá de forma positiva nos destinos do Estado da Paraíba, e ficou feliz com a confirmação da nomeação.
Vital revelou ainda que desde o começo da semana teve informações de dentro da Casa Civil dando conta de que quando retornasse de viagem a presidente Dilma Rousseff iria nomear o paraibano para o cargo. As informações foram postadas pelo próprio parlamentar no seu twitter.
“Eu conheço a trajetória de Agnaldo que foi o deputado que em um ano de mandato conseguiu ocupar o posto de líder do seu partido. Ele tem entre outras virtudes, a capacidade de agregar e fazer amigos. E hoje ele conseguiu isso e por isso é o mais cotado para assumir o ministério”, afirmou Vital.
O peemedebista ressaltou que o Ministério das Cidades é um órgão da mais alta relevância que pertence à indicação dos quadros do Partido Progressista (PP), que através de seus parlamentares indicou Mário Negro Monte como principal liderança, mas no decorrer do ano por problemas na bancada os progressistas o destituíram do cargo e fizeram do paraibano Agnaldo Ribeiro o seu líder.
Conforme comentou Vital a partir da experiência na Comissão Mista do Orçamento, o desempenho de Agnaldo na liderança do PP foi tão positivo que o partido o indicou para o Ministério das Cidades.
“Eu acompanhei o desempenho do deputado na Comissão Mista do Orçamento. Para nós da Paraíba que estamos muito sequioso e esperançoso de ter um ministro da qualidade de Agnaldo com as condições que ele pode ter para ajudar, será muito bom”, comentou.
Por outro lado, Vital se mostrou profundamente chateado com os boatos plantados no Estado por segmentos da mídia dando conta de que ele estaria obstaculando a ascensão do progressista ao cargo. Em nota o senador repudiou as insinuações e reafirmou que ao contrário dos boatos maldosos, ele tem lutado para que o deputado paraibano assumisse o ministério.

Adriana Bezerra/ Portal Correio